1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Flickr junto a lixo

 

O Flickr tem vindo a enfrentar alguns tempos complicados, no que era uma das maiores plataformas de imagens da internet, atualmente enfrenta problemas para manter os sistemas ativos e as receitas. No entanto, não ajuda que as próprias ações da empresa causem criticas para a mesma.

 

Recentemente o Flickr decidiu remover mais de 5 milhões de imagens da conta “Internet Archive Book Images”, a qual tinha sido criada em 2014 para armazenar conteúdos de livro antigos e arquivos que se encontram no domínio público.

 

Infelizmente, a plataforma decidiu remover todos estes conteúdos, o que inclui não apenas as imagens, mas também comentários e tags de outros utilizadores ao longo dos anos.

De acordo com uma resposta deixada pela plataforma, esta decisão terá sido tomada não apenas pela parte do Flickr, mas também pela própria Internet Archive – que era até então a responsável pela conta.

 

Segundo a justificação, a conta não era utilizada para o envio de fotos, mas sim scans de livros e documentos antigos, além de que não era ativamente gerida pela Internet Archive. Além disso, o Flickr alega ainda que os resultados da conta surgiam muitas vezes nas pesquisas de forma irrelevante.

 

No entanto, rapidamente a comunidade ficou revoltada com esta resposta. Em primeiro lugar face à justificação que a conta tinha apenas imagens de scans, e não propriamente fotos. Apesar de o Flickr ser mais conhecido pelas suas fotos, certamente que existem muitas contas no serviço que o usam para armazenar documentos ou itens antigos, que de outra forma seriam perdidos no tempo.

 

E sobre o facto que as imagens surgiam de forma indesejada nas pesquisas, a questão mais apresentada pelos utilizadores da comunidade indica se não seria mais simples adicionar um filtro que permitisse eliminar “livros” dos resultados.

 

A reação da comunidade foi de tal forma negativa que o próprio CEO do Flickr, Don MacAskill, teve de expressar publicamente o caso. Numa mensagem deixada no Twitter, o executivo afirma que a eliminação da conta terá sido “um erro” e que não deveria ter ocorrido.

Face a isto, os conteúdos da conta serão agora restaurados, mas sobre outros filtros que impeçam os mesmos de surgir indevidamente nas pesquisas. No entanto, este processo ainda não se encontra concluído e pode demorar vários dias a ser realizado.

 

É importante relembrar que o objetivo iniciar da Internet Archive, em 2014, seria enviar para o Flickr mais de 14 milhões de imagens, como forma de preservar as mesmas. Na altura esta era a meta, embora o valor tenha ficado perto dos cinco milhões até ao momento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech