1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware em computador

 

Os gestores do malware conhecido como “Qbot” voltaram ao ataque, e desta vez parecem estar focados para sistemas que tenham o Windows instalado, aproveitando programas de instalação no mesmo.

 

De acordo com as descobertas mais recentes, este malware encontra-se agora a ser adaptado para tirar proveito do Windows, infetando ainda mais sistemas e roubando ainda mais dados.

O Qbot é um malware conhecido faz já alguns anos, sendo que a sua distribuição é normalmente por mensagens de email maliciosas. Estas mensagens possuem ficheiros do Office com macros que, quando ativadas, descarregam a versão final do malware para o sistema.

 

A Microsoft tem vindo, no entanto, a dificultar a vida para quem gere campanhas de malware por este formato, com a desativação por padrão de macros no Office – e tornando a sua ativação consideravelmente mais difícil. Por isso mesmo, os criadores do Qbot parecem agora estar a voltar-se para a distribuição do mesmo por ficheiros de instalação modificados.

 

Os ficheiros, na sua maioria .MSI, são fornecidos como anexos nas mensagens de email da campanha do mesmo, tentando levar os utilizadores a instalarem o programa no sistema sobre os mais variados pretextos.

 

De relembrar que o Qbot é conhecido desde, pelo menos, 2007. Este foca-se em roubar dados bancários das vitimas, bem como informações pessoais e o máximo de dados financeiros das mesmas, além de abrir as portas para instalação de outro género de malware.

 

Tendo em conta o seu histórico na Internet, o Qbot tem vindo a ser usado também por vários grupos de ransomware para infetar as redes internas das empresas, e levar a ainda mais roubos de dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech