Com a popularidade do Windows 11 em alta, existe quem esteja a tentar tirar proveito do nome para algumas atividades maliciosas, como seria de esperar. A mais recente descoberta encontra-se sobre instaladores que prometem fornecer o Windows 11, quando na realidade focam-se em infetar os sistemas com malware.
De acordo com os investigadores da empresa de segurança Kaspersky, encontram-se a ser distribuídos pela Internet centenas de instaladores não oficiais do Windows 11, que prometem o acesso ao sistema operativo da Microsoft na sua versão mais recente.
Apesar de a Microsoft ter o programa Insider aberto para quem pretenda testar o sistema de forma oficial – e gratuita – ainda existe quem opta por usar meios alternativos para obter o mesmo, seja através de torrents ou sites que prometem fornecer o Windows 11 gratuitamente.
Os criminosos encontram-se agora a aproveitar a popularidade dessas pesquisas para lançarem as suas variantes de malware sobre o sistema, e levar os mesmos a instalar malware que pode permanecer até mesmo em instaladores que realmente acabam por fornecer o Windows 11.
Um dos exemplos demonstrados pela empresa de segurança apresentava-se como um instalador AIO do Windows 11, que além de descarregar a imagem oficial do Windows 11, também procedia com a tarefa de ativação do sistema – que seria neste passo que o malware infetava o mesmo. Para os utilizadores, estes até podiam acabar com o Windows 11 instalado, mas no processo era instalado também malware no sistema.
Como sempre, o recomendado será que os utilizadores apenas testem o Windows 11 pelos meios oficialmente suportados para a tarefa, que neste caso será pelo programa Insider da Microsoft – o qual é gratuito para os interessados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!