Um utilizador no Brasil terá sido indemnizado pela Meta depois de a sua conta do Instagram ter sido bloqueada após um ataque à mesma.
De acordo com o portal Consultor Jurídico, o caso terá ocorrido na cidade do Maranhão, onde o tribunal responsável pelo caso terá dado razão ao utilizador que teve a sua conta suspensa da plataforma depois da mesma ter sido alvo de um ataque.
O ataque terá acontecido a 13 de Janeiro de 2021, altura em que o utilizador perdeu acesso à conta. Neste processo, a conta terá sido suspensa devido ao envio de conteúdos em violação dos termos de serviço da plataforma – relembrando que a conta possuía 11 mil seguidores.
Na altura, a Meta teria indicado que o utilizador falhou na forma de proteção da conta, não tendo aplicado medidas para garantir que a mesma se encontrava segura. No entanto, o tribunal não considerou esta justificação como válida, sendo que agora a plataforma terá de pagar 5 mil reais – cerca de 955 euros – ao utilizador, bem como deve ainda restaurar o acesso completo à conta.
O tribunal alega que o utilizador não teria culpa direta que a sua conta tenha sido usada pelos atacantes para o envio dos conteúdos em violação dos termos da plataforma, e como tal a Meta deveria agir para restaurar os conteúdos eliminados.
Em resposta, o tribunal afirma que a Meta tinha todas as possibilidades de solucionar o problema, mas não o fez, forçando o gestor da conta a virar-se para a justiça como forma de reaver o acesso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!