Cada vez mais surge a necessidade de se encontrar formas alternativas de energia, que seja mais amigas do meio ambiente. E recentemente um grupo de investigadores revelou ter conseguido manter um pequeno computador ativo usando apenas energia produzida… por algas.
Investigadores da Universidade de Cambridge revelaram ter conseguido usar algas para fornecer energia a um pequeno computador durante seis meses. Usando algas conhecidas como “Synechocystis”, os investigadores conseguiram armazenar a energia das mesmas num pequeno contentor do tamanho de uma bateria AA.
Obviamente, o computador em si não era algo avançado, mas sim um sistema baseado em um processador Arm Cortex-M0+, normalmente encontrado em dispositivos da Internet das Coisas. Apesar disso, o dispositivo foi mantido em funcionamento entre Fevereiro e Agosto de 2021, usando nada mais do que a energia das algas obtida através da fotossíntese das mesmas.
Para tentar simular o funcionamento em mundo real, o processador esteve a realizar pequenos cálculos durante este período, para gerar alguma carga, enquanto que a voltagem era constantemente medida. Durante o período de seis meses não foram verificadas interrupções do fornecimento de energia, nem mesmo durante o período noturno – tendo em conta que as algas ainda produziam algum género de energia neste período suficiente para o chip.
Apesar de esta experiência ainda estar numa fase bastante inicial, os investigadores encontram-se confiantes que o conceito da mesma pode ajudar a desenvolver novos métodos de baterias para o futuro. Certamente que não será para alimentar computadores “gaming”, mas será suficiente para pequenos dispositivos da Internet das Coisas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!