A Apple revelou durante esta semana algumas alterações para os programadores, mas que vão ter consequências também para os utilizadores finais da App Store e que usam apps do serviço.
As novas políticas da empresa encontram-se focadas em tornar os pagamentos automáticos de renovações de subscrição mais simples para os utilizadores, mas ao mesmo tempo podem abrir portas para algumas surpresas menos agradáveis.
Até agora, quando os utilizadores se encontravam subscritos numa aplicação, se o preço fosse alterado durante o período, a Apple iria questionar os utilizadores se estes pretenderiam realizar a renovação sobre o novo preço. Este sistema evitava que os utilizadores fossem surpreendidos com aumentos de preço desconhecidos, mas isso vai agora terminar.
Isto porque, de acordo com as novas regras, a Apple deixa de notificar caso sejam feitas alterações nos preços das subscrições, o que teoricamente permite aos programadores aumentarem os preços das suas subscrições sem que os utilizadores sejam notificados diretamente.
A Apple ainda irá notificar os utilizadores de alguma forma, via email e notificações push, mas não evita que o pagamento automático seja realizado quando se atingir a data de expiração do mesmo.
Além disso, a empresa refere que este sistema pode ser utilizado apenas por programadores que não aumentem os preços mais de uma vez por ano. O preço também não pode ser acima de 5 dólares e 50% do valor atual da subscrição (em pagamentos mensais) ou 50 dólares e 50% do valor atual em pagamentos anuais. Ainda assim, este género de medida pode levar a que pagamentos mais elevados sejam feitos de forma automática sem que os utilizadores tenham propriamente conhecimento de tal.
Entre as justificações para esta medida, a Apple afirma que muitos utilizadores acabam por perder as notificações para renovação dos seus serviços a preços mais elevados, o que faz com que percam acesso aos seus serviços sem saberem. Dai que este sistema poderá ajudar a manter os serviços ativos, mesmo que isso leve os consumidores a pagarem mais no final.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!