1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Internet Explorer

 

O Internet Explorer pode estar oficialmente descontinuado pela Microsoft, mas isso não impede que o mesmo ainda possa, ou tenha, de ser usado para várias atividades.

 

A Microsoft deixou de fornecer suporte ao Internet Explorer desde o dia 15 de Junho de 2022, incentivando os utilizadores a usarem o novo modo Internet Explorer no Edge. Apesar disso, ainda existem muitas plataformas, incluindo de grandes empresas e entidades públicas, que fazem uso deste navegador para as suas tarefas – e isso está longe de mudar ainda.

 

Em Portugal ainda existe um volume consideravelmente elevado de entidades onde o Internet Explorer é necessário para as atividades vulgares.

Um dos exemplos encontra-se sobre o sistema da Autoridade Tributária, que ainda exige aos utilizadores que pretendam enviar arquivos SAF-T que tenham o Java ativo – algo que a maioria dos navegadores atuais não suporta. Como se sabe, o Java também foi descontinuado no uso em navegadores, sendo que o único navegador que ainda permite o uso do mesmo será o Internet Explorer.

 

Mesmo anos depois de o Java para navegadores ter começado a ser descontinuado, o envio de arquivos SAF-T ainda exige que os utilizadores tenham o mesmo ativo, e para tal é também necessário o Internet Explorer.

 

Efaturas SAF-T envio java

 

Outro setor onde o navegador também é necessário será sobre as plataformas médicas de vários hospitais. Sistemas internos de agendamentos, consultas e outras informações ainda obrigam os médicos e auxiliares a terem de usar o Internet Explorer para as atividades – novamente, em parte devido à necessidade do Java.

 

Existem ainda várias empresas que também necessitam de usar o Java, e consequentemente o Internet Explorer, para muitas das suas tarefas. Como exemplo, empresas de contabilidade ainda poderão necessitar de manter o uso do Internet Explorer para poderem realizar o envio de documentos para a Autoridade Tributária, como é o exemplo do SAF-T anterior.

 

Noutro exemplo, que afeta diretamente os utilizadores finais, encontra-se o Portal Viva, o sistema de transportes de Lisboa. No próprio site da entidade é indicado que, quem pretenda realizar o carregamento dos cartões Lisboa VIVA online, necessita de usar o Internet Explorer para poder realizar a tarefa.

 

portal viva lisboa java

 

É importante notar que os utilizadores podem, e devem, usar o Modo Internet Explorer do Edge, que permite o carregamento do motor base do IE mas num formato mais seguro. Este modo vai ser suportado pela Microsoft até, pelo menos, 2029. Apesar de não ser uma solução permanente, será a melhor forma para quem ainda necessite de usar o Internet Explorer.

 

Modo Internet Explorer

 

No entanto, é também importante sublinhar que existem muitas entidades e até funcionários que podem não ter os conhecimentos técnicos necessários para usar este modo. Em alguns casos, existem mesmo situações onde os sistemas que são usados para o acesso via o Internet Explorer podem nem ter o Edge instalado, o que impede o acesso ao modo.

 

Mesmo que o Internet Explorer esteja descontinuado, ainda existe um longo trabalho a ser feito para que o navegador deixe de ser totalmente usado nas plataformas web, e sobretudo em empresas.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech