Bernie Stolar, nome bastante reconhecido sobre a indústria dos videojogos, faleceu durante esta semana com 75 anos.
De acordo com a confirmação do portal Games Beat, e citando amigos próximos de Stolar, o mesmo terá falecido em casa na Califórnia. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Bernie Stolar começou a sua carreira na industria dos videojogos na década de 80, quando fundou a Pacific Novelty Manufacturing, uma empresa focada na criação de máquinas de jogos a moedas.
Pouco tempo depois, Stolar foi contratado pela Atari, de onde viria a trabalhar no mercado das máquinas de arcade. Pouco depois foi promovido para a divisão de dispositivos eletrónicos domésticos, tendo sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Atari Lynx.
No entanto, o seu trabalho é mais reconhecido depois de ter criado a Sony Computer Entertainment America, e ter sido um dos primeiros a impulsionar a indústria dos videojogos com a marca da PlayStation. Este foi também o responsável pela criação de franquias como Crash Bandicoot, Ridge Racer e Spyro The Dragon.
Depois de deixar o seu cargo na Sony, o mesmo foi contratado para se tornar presidente da Sega of America, tendo sido responsável pelo lançamento da Dreamcast no mercado mundial. Foi também uma peça chave para a aquisição da Visual Concepts, empresa que viria a criar a 2K Sports – estúdio que ainda hoje se mantêm no ativo.
Após ter ainda passado pela Mattel, e pela Adscape Media, mais tarde viria a tornar-se conselheiro da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!