Depois de três betas públicos e longos sete release candidates, o Flash Player 10.1 finalmente foi lançado como versão estável. Demorou mas pelo visto valeu a pena. O instalador para Windows tem cerca de 2,5 MB. Ele pode ser baixado para várias plataformas em http://get.adobe.com/flashplayer/.
Um dos melhores recursos dele é a aceleração via hardware, aproveitando bastante as GPUs atuais. Nisso há um com trabalho feito para o codec proprietário H.264 no Windows. As notas de versão listam várias placas compatíveis, que incluem muitos modelos da Nvidia e ATI, além da linha Ion da Nvidia e das integradas da Intel e Broadcom Crystal HD.
Com o Flash 10.1 vários dispositivos pequenos também podem aproveitar a aceleração para vídeos em alta definição, incluindo netbooks e alguns smartphones. É uma pena que ele fique de fora do iPhone. Apesar de não ser 100% livre, está mais do que provado que ele é um padrão na web e deve demorar para perder seu cargo. As especificações básicas dos arquivos .swf são de certa forma abertas e qualquer programador pode fazer programas que criem arquivos em Flash (tanto é que existem muitos deles por aí, a Adobe continua vendendo o Flash e não se incomoda com os outros).
Mas isso não é suficiente para a Apple. Bom, pelo menos não usamos o sistema do iPhone nos nossos computadores então, queira ou não, o acesso à maioria da web é garantido.
Quem já usava as versões betas ou RC do novo Flash não deve perceber ganhos significativos de desempenho. Todavia é esperada mais estabilidade, visto que o programa já passou por vários testes e correções ao longo dos últimos meses.