1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rússia com Apple

 

A Rússia esteve recentemente no alvo das atenções da Apple, depois de a entidade Rostelecom ter tentado “sequestrar” o tráfego originado pela Apple no pais para os seus próprios servidores.

 

A Rostelecom é uma das maiores operadoras russas, e durante o período de 12 horas esteve a tentar contornar o tráfego originado dos serviços da Apple pelos seus próprios servidores. Ainda se desconhece se esta medida terá sido deliberada pela entidade ou derivado de algum erro de configuração.

 

Basicamente, a operadora realizou uma espécie de “sequestro” do tráfego da Apple no pais, onde todos os pedidos feitos aos serviços da Apple teriam de passar primeiro pelos servidores da operadora – o que inclui também todos os dados enviados nesse mesmo tráfego.

A MANRS, uma entidade focada em reduzir os casos de problemas de routing pela Internet, afirma que a operadora terá realizado periodicamente este “roubo” do tráfego entre os dias 26 e 27 de Julho.

 

O routing é algo que acontece fora do controlo dos utilizadores. Quando se realiza uma ligação a algum serviço online, espera-se que a operadora distribua o tráfego para os locais corretos, neste caso os servidores do que se encontra a tentar aceder. O que a Rostelecom estaria a realizar será o direcionamento desse tráfego para outros sistemas que não os esperados – neste caso, os servidores da Apple.

 

Apple Rússia tráfego roubado

 

Durante este período, a Apple tentou contornar este problema ao enviar as rotas corretas a serem aplicadas, o que em parte aliviou a situação, mas não completamente. Apenas ao fim de quase 12 horas é que a operadora deixou de realizar este processo, sendo que o tráfego voltou a fluir para os servidores da empresa.

 

Até ao momento não foi deixado qualquer comentário por parte da operadora relativamente ao caso, mas acredita-se que os utilizadores não tenham sido afetados por esta medida – os serviços devem ter continuado a funcionar na normalidade durante este período.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech