1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos


Foi descoberta uma nova ameaça para os utilizadores do Firefox. O ataque consiste numa tentativa de “enganar” os utilizadores menos experientes, levando a crer que os seus sistemas teriam sido infectados e que, para remover os “falsos vírus”, teria de pagar uam quantia de 80 dolares.


O método é inovador pelo facto de utilizar o próprio sistema do Firefox, ou seja, a imagem assemelha-se aos alertas de segurança produzidos pelo próprio firefox. O utilizador, ao visitar os sites maliciosos, irão ver uma falsa notificação, sendo depois aconselhados a “iniciar a protecção” do sistema. Ao clicar nesse botão, um programa é descarregado para o seu computador, obrigado o utilizador a pagar 80 dólares caso pretenda ver os vírus removidos do seu sistema.


Obviamente, o Firefox não tem nenhum antivírus embutido e muito menos oferece o mesmo para download a partir das suas notificações. Esta prática é vulgarmente conhecida como “scareware”.

A Mozilla recomenda os utilizadores a terem cuidado antes de clicarem em links ou botões suspeitos, e ainda mais ao fazerem o download de supostos “softwares” de protecção.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech