A DuckDuckGo confirmou que vai começar a bloquear os scripts de tracking da Microsoft que, até ao momento, eram ignorados por parte do navegador do DuckDuckGo.
Esta medida surge depois de, em maio, vários utilizadores terem descoberto que o navegador do DuckDuckGo não estaria a bloquear automaticamente os scripts de tracking da Microsoft, no que teria sido aplicado sobre um acordo entre as duas entidades. Esta ideia ia contra a promessa do navegador, que indicava garantir mais privacidade para os utilizadores durante a navegação ao bloquear este género de conteúdos.
O investigador de segurança Zach Edwards revelou ter descoberto a falha quando o navegador começou a ganhar popularidade, na altura revelando como este não bloqueava conteúdos de tracking associados a domínios da Microsoft e do Bing – mas o realizava no caso da Google e outros.
Face a estas críticas, a DuckDuckGo revelou que vai começar agora a bloquear todos os scripts de tracking das plataformas online nos seus diferentes navegadores, incluindo as versões para dispositivos móveis. Isto inclui domínios que estejam associados com a Microsoft e o LinkedIn.
No entanto, tendo em conta que o DuckDuckGo usa o sistema do Microsoft Advertising para publicidade sobre o seu motor de pesquisa, vão ainda existir algumas permissões para carregamento destes conteúdos, mas consideravelmente mais limitado do que anteriormente.
Apesar de não ser uma solução perfeita, a DuckDuckGo afirma que estará aberta a substituir estes trackings no futuro por soluções mais dedicadas e privadas.
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