1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Disco mecânico com erros

 

De tempos a tempos existem histórias que são algo impossíveis de acreditar... mas que acontecem. E a mais recente partilhada pela Microsoft é um claro exemplo disso.

Uma simples música parece ser o suficiente para levar sistemas antigos com discos mecânicos a falharem, o que pode levar ao bloqueio do sistema operativo (crash). O motivo? Ciência...

 

A Microsoft revelou recentemente uma história bizarra, mas que aconteceu no passado e levou a empresa vários meses a descobrir a razão para tal. Por alguma razão, numa altura em que os portáteis com Windows XP e discos mecânicos eram a norma, a música Rhythm Nation da cantora pop Janet Jackson era o suficiente para levar a erros ou falhas do sistema – que podiam mesmo resultar no ecrã azul do Windows.

 

O problema era reportado na altura, sobretudo, sobre portáteis, embora pudesse também acontecer em computadores fixos. Mas uma única reprodução da música era o suficiente para causar problemas. O motivo demorou à Microsoft meses para descobrir, já que se encontra sobre a própria frequência da música.

 

A Microsoft descobriu que esta música emite uma frequência bastante especifica, que em computadores antigos com discos mecânicos de 5400 RPM, era idêntica ao que estes discos emitiam. Derivado da frequência da música, esta resultava em falhas na leitura dos conteúdos do disco, sobre a cabeça de leitura interna do disco rígido, o que em situações graves, podia levar ao bloqueio do sistema operativo por completo.

 

 

A ideia é a mesma que leva copos a partir com apenas a voz de um cantor ou de uma música especifica. Se a frequência coincidir com a frequência natural do material, pode levar o mesmo a partir-se. Ou no caso dos discos, a falhas.

 

Na realidade, o problema era de tal forma grave que bastava a música ser reproduzida perto de outros computadores para que estes fossem afetados – mesmo que esses não estivessem a reproduzir nada de todo.

 

Este problema levou muitos fabricantes, na altura, a instalarem um bloqueador de determinadas frequências sobre os seus discos, para evitar problemas. Infelizmente a Microsoft não revelou qual a frequência que causava o problema, tendo em conta que pode ser entre os 0 e 5000 Hz.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech