1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 com falhas

 

Depois dos rumores que surgiram pela comunidade, agora chega a confirmação oficial da Microsoft que existem problemas com as recentes atualizações do Windows sobre sistemas com o Bitlocker ativo.

 

De acordo com a notificação da empresa, a mais recente atualização para o Secure Boot DBX (KB5012170) encontra-se a causar problemas em alguns sistemas com o Bitlocker ativo, onde os mesmos arrancam para o ambiente de recuperação, pedindo aos utilizadores as chaves de encriptação dos conteúdos.

 

Para além de confirmar a falha, a Microsoft também revelou algumas formas como os utilizadores podem corrigir os problemas. Uma delas passa por realizar uma série de comandos para recuperar novamente o acesso depois da atualização ser instalada, bem como também existem passos que podem ser tomados para quem ainda não tenha instalado a atualização.

Os detalhes sobre os passos a tomar podem ser verificados aqui.

 

Curiosamente, a Microsoft afirma que o bug com o bitlocker não afeta todos os sistemas, portanto podem existir utilizadores com a funcionalidade ativa que não verifiquem os mesmos problemas no final. Além disso, a falha apenas parece afetar sistemas com o Windows 11, e não ambientes com o Windows 10.

avatar

Mensagem Dom 21 Ago 2022 - 23:13 por macfartes

Estou atendendo uma cliente que possui um Dell Vostro com Windows 10 Home.  Sua surpresa ao ligá-lo no dia 19 foi que o sistema foi travado com o Bitlocker.  

Entrei em contato com a Dell que logo tirou o corpo fora e disse que o problema é da Microsoft.  

Escrevi para a Microsoft mas até agora sem resposta.  

O Bitlocker não é suposto a estar disponível na versão Home do Windows,  ou seja,  a falha foi das maiores. 

A cliente se recusa a formatar o HD em função das informações valiosas que estão nele.  

Já tentei de tudo,  até em ambiente Linux fui buscar.   O Linux me salva de uns apertos mas dessa vez não deu. 

Estamos aguardando a resposta da Microsoft.

 

Se alguém tiver uma solução e puder ajudar,  agradeço. 

 

Marco Aurelio

@macfartes não existe uma solução concreta.

A única forma será esperar ou atualizar a BIOS: https://support.microsoft.com/pt-pt/topic/kb5012170-atualiza%C3%A7%C3%A3o-de-seguran%C3%A7a-para-o-arranque-seguro-dbx-9-de-agosto-de-2022-72ff5eed-25b4-47c7-be28-c42bd211bb15





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech