Depois dos rumores que surgiram pela comunidade, agora chega a confirmação oficial da Microsoft que existem problemas com as recentes atualizações do Windows sobre sistemas com o Bitlocker ativo.
De acordo com a notificação da empresa, a mais recente atualização para o Secure Boot DBX (KB5012170) encontra-se a causar problemas em alguns sistemas com o Bitlocker ativo, onde os mesmos arrancam para o ambiente de recuperação, pedindo aos utilizadores as chaves de encriptação dos conteúdos.
Para além de confirmar a falha, a Microsoft também revelou algumas formas como os utilizadores podem corrigir os problemas. Uma delas passa por realizar uma série de comandos para recuperar novamente o acesso depois da atualização ser instalada, bem como também existem passos que podem ser tomados para quem ainda não tenha instalado a atualização.
Os detalhes sobre os passos a tomar podem ser verificados aqui.
Curiosamente, a Microsoft afirma que o bug com o bitlocker não afeta todos os sistemas, portanto podem existir utilizadores com a funcionalidade ativa que não verifiquem os mesmos problemas no final. Além disso, a falha apenas parece afetar sistemas com o Windows 11, e não ambientes com o Windows 10.