A Google começou recentemente a disponibilizar o Android 13 na sua versão final, chegando primeiro aos dispositivos da linha Pixel. No entanto, isto abre também portas para que outras entidades comecem a preparar as versões finais do sistema para os seus dispositivos.
Isto inclui também para quem seja fã de alterar a ROM dos equipamentos em modelos que, em alguns casos, nem estavam previstos de receber o Android 13 oficialmente. Atualmente já existem alguns dispositivos que podem experimentar o Android 13 antes de todo, com recurso a ROMs personalizadas criadas por programadores independentes.
De acordo com o portal XDA Developers, atualmente existem ROMs personalizadas do Android 13 para os seguintes dispositivos:
- Asus Zenfone Max Pro M1
- Moto G40 Fusion e Moto G60
- Nokia 6.1
- Nokia 6.1 Plus
- Nokia 7 Plus
- Nokia 7.1
- Nokia 8.1
- OnePlus 5 and OnePlus 5T
- Realme C3
- Realme XT
- Samsung Galaxy Note 10, Galaxy Note 10 Plus e Galaxy Note 10 Plus 5G
- Samsung Galaxy S10e, Galaxy S10, Galaxy S10 Plus e Galaxy S10 5G
- Sony Xperia XZ Premium
- Xiaomi Mi 9
- Redmi K20 Pro/Mi 9T Pro
- Redmi Note 7 Pro
- Redmi Note 10 Pro e Redmi Note 10 Pro Max
No entanto, se está a pensar dar o salto para instalar estas ROMs no seu dispositivo, deve ter algumas coisas em mente primeiro. Antes de mais, este procedimento é algo que deve apenas ser feito por utilizadores com conhecimentos avançados – já que uma falha pode danificar consideravelmente os dispositivos ou a forma de funcionamento dos mesmos.
Além disso, a maioria das ROMs personalizadas encontram-se em constante desenvolvimento, e como tal, podem existir bugs ou outras falhas que afetam o funcionamento das mesmas. Algumas funcionalidades podem também não funcionar como esperado.
Apenas siga o rumo de instalar a ROM personalizada se souber exatamente o que está a fazer, e caso não se importe de perder algum tempo com bugs ou com a possível perda de dados associada à mudança.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!