A ideia que o Facebook pode vir a ser pago pode passar de um meme para algo real… ou quase. Segundo os mais recentes rumores, a Meta encontra-se a estudar a possibilidade de incluir algumas funcionalidades pagas para o Facebook, Instagram e WhatsApp.
De acordo com o portal The Verge, um memorando interno da empresa enviado para os funcionários refere a possibilidade de virem a ser integradas funcionalidades pagas na plataforma. Ou seja, estas novas funcionalidades poderiam permitir aos utilizadores ter acesso a extras, desde que paguem para tal.
A medida poderia vir a ser aplicada tanto no Facebook como no Instagram e WhatsApp. A Meta encontra-se mesmo a criar um novo grupo dedicado de funcionários, que irá ter a tarefa de encontrar novas formas de monetizar os conteúdos na plataforma. Este grupo iria ser chefiado por Pratiti Raychoudhury.
Isto não quer dizer que a empresa vai desistir de completo da publicidade. Na verdade, este vai continuar a ser a principal forma de rendimento da plataforma – tal como se encontra hoje em dia. No entanto, as funcionalidades pagas podem vir a fornecer um método de rentabilização para os utilizadores extra ao que existe atualmente.
A empresa vê as funcionalidades pagas como uma forma de criar novas experiências para os utilizadores, aumentando também as suas receitas. Apesar de algumas destas funcionalidades serem mais focadas para empresas, espera-se que algumas venham também a ser focadas para os utilizadores em geral.
No entanto, ainda é bastante cedo para dizer exatamente o que a Meta se encontra a preparar. De forma recente a Meta integrou um novo serviço pago no WhatsApp para empresas, que permite enviar mensagens para os clientes, juntamente com o novo serviço de subscrição para criadores no Instagram.
De notar que a Meta não é a única empresa que está com este género de planos. O Twitter também possui o seu Twitter Blue, que permite o acesso a funcionalidades extra na plataforma por um pagamento mensal. O Telegram também começou recentemente a testar um novo sistema de subscrição, onde se pode ter algumas funcionalidades extra com um pagamento adicional – mantendo a oferta gratuita.
O Facebook, Instagram e WhatsApp certamente que vão manter também a sua vertente gratuita, mas possivelmente iremos ver os mesmos planos de funcionalidades extra colocadas atrás de uma subscrição muito em breve.
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