1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD processador em motherboard

 

A nova linha de processadores Ryzen 7000 da AMD encontra-se muito perto de ser lançada, e parece que a fabricante vai trazer algumas mudanças que vão além do hardware.

 

De acordo com o comunicado da AMD, a empresa vai também alterar a forma como os nomes dos seus processadores são formados, o que vai aplicar-se já na nova linha, e presumivelmente, nas futuras gerações dos produtos da empresa.

 

Numa primeira vista, os nomes vão ser mantidos de forma similar para cada processador, mas existem diferenças no que cada número vai indicar sobre o modelo. A ideia será criar uma forma mais simples dos consumidores identificarem o chip mais adequado para si, e mais facilmente – tendo em conta que os nomes de modelos tendem a ser complicados em algumas ocasiões.

 

novo esquema de nomes para processadores da amd

 

Portanto, tendo em conta as alterações, os modelos vão continuar a ser compostos por quatro números, com uma letra no final. Quanto ao que cada número indica:

  • O primeiro número refere-se ao modelo e ano de lançamento, com o ano 2023 a corresponder ao número 7 – tendo em conta que a primeira geração dos processadores Ryzen foi lançada em 2017.
  • O segundo número corresponde ao segmento de mercado para cada processador. O número 1 vai ser dado para as linhas de entrada (como a Athlon Silver) enquanto que o 9 será o mais elevado e “premium” (como é o caso dos Ryzen 9).
  • O terceiro número corresponde à arquitetura do processador: 1 será a Zen1, 2 a Zen2, etc.
  • O quarto número diz respeito às funcionalidades do chip, e pretende diferenciar diferentes modelos dentro da mesma arquitetura, com o 0 a ser um modelo de entrada e o 5 um modelo mais elevado do segmento.
  • A letra final corresponde ao formato a que se adequa o processador e o seu TDP. O HX corresponde a 55W, HS a 35W, U entre 15-28W (ou C no caso de Chromebooks) e o e para 9W.

 

Espera-se que, com estas alterações, os utilizadores possam mais facilmente identificar os chips no mercado, escolhendo o que melhor se adapta para as suas necessidades, além de ser mais simples de identificar as características de cada um logo à partida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech