1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

USB 3.2 logo

 

A entidade USB Implementers Forum (USB-IF) é o grupo responsável pelo desenvolvimento do padrão USB no mercado, e este acaba de especificar as novas tecnologias que deverão surgir no mercado dentro dos próximos meses.

 

A USB-IF revelou o novo padrão USB 3.2, que praticamente dobra a velocidade de partilha de dados para um máximo teórico de 20 Gb/s, mas também aumnta a confusão sobre os nomes a aplicar no mercado para as diferentes tecnologias – com algumas alterações nas versões atuais.

 

O USB 3.0 foi lançado com o suporte a velocidades de 5Gb/s e com o nome “SuperSpeed”, tendo em conta que o USB 2 atingia os 480 Mb/s e tinha o nome “High Speed”, e por fim o USB 1.1 de 12 Mb/s era “Full Speed”.

 

Com o novo USB 3.2, são introduzidas mudanças nos nomes das tecnologias, e aumenta a confusão para os utilizadores. O USB de 5 Gb/s passa a ser apelidado de USB 3.2 Gen 1, enquanto o USB de 10Gb/s passa para USB 3.2 Gen 2 (ou SuperSpeed USB 10 Gbps). Já a versão mais recente do USB a 20 Gb/s passa a ser USB 3.2 Gen 2x2 (ou SuperSpeed USB 20 Gbps).

 

Confuso? A seguinte tabela ajuda a perceber melhor:

 

Novo padrão do USB

 

Seja como for, é bastante provável que o público em geral continue a utilizar apenas as denominações regulares da tecnologia – o USB 3.0, USB 3.1 e USB 3.2.

Será importante que os consumidores tenham atenção na compra de novos produtos com a tecnologia, visto que os fabricantes poderão passar a adotar os novos termos, sobretudo em novos sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech