1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple iPhone 15 USB-C

 

Uma das grandes mudanças da Apple com os novos iPhone 15 encontra-se a nível da entrada USB-C. Depois de mais de uma década a usar o Lightning, a empresa adapta-se agora ao novo padrão – embora a medida tenha sido feita apenas porque a Comissão Europeia vai começar a obrigar todos os dispositivos a usarem esta ligação.

 

No entanto, a mudança está a causar já algumas confusões, e os dispositivos ainda nem chegaram ao mercado. Com as novas ligações USB-C, como a Apple se encontra a colocar, a ligação é bastante confusa para a grande maioria dos utilizadores, ainda mais quando se olha para os pormenores.

 

Para quem apenas pretenda carregar o dispositivo via USB-C, possivelmente os detalhes das velocidades de transferência não são importantes. Mas para quem necessita de regularmente retirar dados via este meio, será certamente algo a ter em conta.

E a Apple não ajuda, tanto que o próprio site da empresa encontra-se com informação confusa.

 

Antes de tudo, os novos iPhone 15, 15 Pro e 15 Pro Max surgem no site da Apple como tendo USB-C. Apenas o iPhone 15 conta com uma ligação identificada como USB 2, enquanto que ambos os modelos Pro estão identificados com USB 3.

 

imagem de detalhes dos iphone 15 no site da apple

 

Aqui começam já alguns problemas. Primeiro, iPhone 15 e 15 Plus vão manter as velocidades do USB 2.0 (480 Mbps), a mesma que se encontrava nas ligações Lightning. Porém, os modelos Pro surgem apenas com a designação “USB 3”, com a indicação de que podem obter velocidades até aos 10 Gbps, ou cerca de 20 vezes mais rápido que o Lightning.

 

O problema encontra-se que USB 3 não é inteiramente correto. Tendo em conta que a Apple refere que a velocidade de transferência de dados será até 10 Gbps, acredita-se que a empresa não vai usar o USB 3.1, onde a velocidade máxima teórica será de 5 Gbps.

Portanto, ficam a sobrar apenas o USB 3.1 Gen 2 e USB 3.2 Gen 2, sendo que ambos podem atingir as velocidades até aos 10Gbps. Mas a Apple apenas refere a ligação como USB 3.

 

Se isto não será suficiente para causar confusão na leitura da tecnologia correta, surge ainda mais problemas na altura de comprar os cabos de forma oficial pela empresa.

Atualmente, no site da Apple, ao se aceder à secção de “Alimentação e cabos” dos iPhones, a empresa não fornece qualquer cabo associado com USB-C. Os únicos existentes são cabos USB-C, mas com uma entrada Lightning – que deixam de ser usados nos novos modelos.

 

Cabos de carregamento no site da Apple

 

A única secção na loja online da empresa onde se encontram cabos USB-C nas duas pontas será sobre os acessórios para iPad e Macs, que será uma secção totalmente diferente dos iPhones.

 

cabos de carregamento para iPad

 

Nesta secção, os cabos atualmente existentes USB-C são os de um metro e dois metros. O de um metro permite velocidades de carregamento até 60W, com o de dois metros a subir para os 240W. Isto será certamente suficiente para os 27W que se espera no iPhone 15 em ambos os casos.

 

Porém, ambos os cabos são apenas de tecnologias “USB 2”, que apenas permitem as velocidades de transferências de dados até 480 Mbps. Apesar de suficientes para carregar o iPhone 15, a nível da transferência de dados serão de velocidades inferiores ao que os modelos do 15 Pro e Pro Max permitem.

 

imagem de descrição do cabo usb-c da apple

 

Apesar de os novos iPhones contarem com um cabo na caixa, USB-C – USB-C, desconhece-se qual a tecnologia dos mesmos. Portanto, e como forma de redução de custos, é bastante provável que a empresa inclua um cabo focado apenas para carregamento com os novos dispositivos – e, portanto, com a tecnologia mais lenta “USB 2”.

 

Confuso? Ainda há mais...

A nível de carregadores, o carregador oficial da Apple que se encontra atualmente disponível no seu site, com uma entrada USB-C, possui uma potência máxima de 20W. Este valor fica abaixo da capacidade de carregamento dos novos modelos.

Portanto, quem for adquirir o mesmo, vai acabar por comprar um carregador mais lento do que os novos iPhone permitem.

 

carregador no site da apple de 20w

 

Existe um carregador de 35W com duas entradas USB-C, mas é consideravelmente mais caro, e possivelmente desnecessário para quem apenas pretenda usar com o seu novo iPhone.

 

carregador de 35w da Apple para iPhone

 

No final, é possível que isto mude quando o iPhone 15 ficar oficialmente disponível para venda. Mas como se encontra atualmente, a loja da Apple pode levar a que alguns consumidores acabem por realizar a pré-encomenda dos novos modelos, e dos acessórios a condizer, com alguns enganos no caminho.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech