1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Windows 11 widgets

 

A Microsoft tem vindo a apostar fortemente nos novos widgets do Windows 11, que permitem aos utilizadores terem rápido acesso a algumas informações importantes, como a Meteorologia, ações em bolsa, noticias recentes entre outras informações.

 

Para alguns utilizadores, estes widgets podem ser considerados importantes, já que permitem um rápido acesso a informação útil para o dia a dia. E recentemente a empresa começou a testar algumas alterações no mesmo para tornar o seu uso ainda mais intuitivo.

Uma das mudanças encontra-se sobre os widgets em ecrã completo. Os utilizadores que estejam sobre as versões mais recentes do Windows 11 sobre o programa Insider podem agora testar a nova funcionalidade.

 

Com os widgets de ecrã completo, a informação surge por todo o ecrã, invés de se limitar a apenas uma barra lateral. Esta novidade permite obter acesso a mais informação ao mesmo tempo, aproveitando também o espaço extra do ecrã para isso.

 

De momento a funcionalidade ainda não se encontra disponível para todos os utilizadores, sendo apenas para quem esteja sobre o programa Insider no canal Dev. Além disso, também não se encontra ativa por padrão, mas os interessados já a podem usar, e neste artigo vamos mostrar como.

 

1- Antes de tudo, para poder ativar a funcionalidade, necessita de descarregar o ViVeTool, uma ferramenta que permite ativar e desativar algumas flags de teste do Windows 11. Esta ferramenta pode ser descarregada a partir do GitHub.

 

2- Tendo descarregado a ferramenta, necessita de a extrair para qualquer pasta no sistema.

 

3- Uma vez extraída, dentro da pasta onde se encontram os ficheiros da ferramenta, clique com o botão direito do rato numa zona em branco da mesma, e selecione a opção “Abrir no Terminal”.

 

abrir no terminal do Windows 11

 

4- Certifique-se que o terminal está em modo de administrador e aberto na linha de comandos. Caso não esteja, necessita de manualmente pesquisar pelo mesmo, a partir do menu inicial, e escolher a opção “Executar como Administrador”. Feito isto necessita de navegar até à localização da pasta, usando o comando “cd [CAMINHO DA PASTA]

 

linha de comandos em administrador

 

5- Estando com o Terminal aberto e na localização correta, apenas necessita de executar o seguinte comando: vivetool /enable /id:34300186

 

terminal com linha de comandos aberta

 

6- Agora reinicie o PC para concluir a configuração.

 

Se tiver feito tudo corretamente, sobre os widgets deve agora encontrar uma nova opção no topo, que permite expandir o ecrã dos mesmos para ecrã completo.

Se, por alguma razão, quiser desativar esta funcionalidade, basta voltar a correr o Terminal na localização da ferramenta, com o comando vivetool /disable /id:34300186

 

widget ecrã completo windows 11

 

Note que esta funcionalidade ainda se encontra em testes, portanto pode conter alguns bugs. Da mesma forma, é possível que venha a ser lançada em futuras versões do Windows como funcionalidade “estável”, sem que tenha de realizar estes passos extra.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech