1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Solana sobre código de fundo

 

Para os fãs de criptomoedas, uma airdrop é algo que pode ser bem-vindo, ainda mais quando esta surge com a promessa de trazer também melhorias em nível de segurança. No entanto, deve-se ter cuidado sobre o que realmente se está a aceder.

 

Recentemente foi descoberta uma nova campanha de malware, que se distribui sobre NFTs da rede de criptomoedas Solana, e que promete ser uma nova atualização de segurança “Phantom”, mas que acaba por roubar dados dos dispositivos dos utilizadores.

 

A campanha começou faz cerca de duas semanas, onde as potenciais vítimas são contactadas sobre uma atualização supostamente lançada pelos programadores da rede Phantom. Este alerta é enviado como uma airdrop de NFT na Solana. Quando os utilizadores abrem a mesma, são indicados para um link, onde seria necessário instalar uma atualização de segurança para a rede. Juntamente com isso encontra-se o link de onde a “atualização” deveria ser descarregada.

 

Caso os utilizadores realmente acedam ao conteúdo, acabam por descarregar um ficheiro BAT ou EXE, que será onde começa o ataque. Se executado no sistema, este ficheiro vai instalar o malware, que procede com o roubo de informação sensível do mesmo.

Entre os conteúdos que o malware tenta roubar encontram-se senhas do navegador, dados do histórico, cookies, chaves SSH entre outras que possam ter utilidade para os atacantes. Os dados são depois enviados para sistemas em controlo dos atacantes.

 

O objetivo da campanha parece ser obter os dados para acesso às carteiras virtuais das vítimas, procedendo depois com o roubo dos fundos nas mesmas. Como sempre, é extremamente importante que os utilizadores tenham cuidado sobre os conteúdos que recebem, sobretudo de fontes desconhecidas ou que tenham ações suspeitas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech