1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ransomware sobre hacker

 

O ransomware ainda continua a ser um dos ataques mais lucrativos para quem realiza este género de atividades, e que muitas vezes pode levar à perda de dados para as vítimas. E agora, uma nova campanha foi descoberta que faz uso de um novo ransomware, que pode ser distribuído sobre javascript.

 

De acordo com um relatório da HP, o ransomware é conhecido como “Magniber”, e distribui-se sobretudo via javascript, embora o foco seja para sistemas Windows. As vítimas eram atraídas para falsos websites que prometiam atualizações de segurança para o Windows 10, onde era descarregado um ficheiro ZIP contendo o ficheiro JS no interior.

 

Se as vítimas executarem o mesmo, estão diretamente a iniciar o ataque, permitindo que o ransomware seja descarregado para o sistema através do código. No caso de utilizadores domésticos, os investigadores afirmam que o ransomware exigia o pagamento de 2500 dólares para a desencriptação dos ficheiros dos sistemas afetados.

 

Ao longo dos meses, o malware tem vindo também a evoluir, distribuindo-se também sobre extensões maliciosas para o navegador e até websites pela Internet. Para tentar evitar a deteção por software de segurança, os ficheiros encontram-se fortemente encriptados.

 

Apesar de o Magniber estar focado para encriptar um conjunto especifico de ficheiros, os investigadores revelam que o código do mesmo encontra-se com falhas, que podem permitir que mais conteúdo que o esperado seja realmente encriptado – e isso pode trazer ainda mais problemas para as vítimas, com ficheiros do sistema a poderem ser igualmente afetados.

 

Obviamente, a prevenção continua a ser um dos melhores mecanismos de segurança, sendo recomendado usar um software de segurança atualizado e manter backups dos dados importantes fora do sistema usado regularmente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech