1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

União Europeia sobre satélite

 

De forma recente, a SpaceX terá questionado o Pentágono para continuar a pagar pelo serviço da Starlink que foi oferecido para a Ucrânia. Em causa encontrava-se o facto de a Starlink alegar que não poderia manter os custos da plataforma por tempo indeterminado, os quais eram já consideravelmente elevados para serem mantidos de forma gratuita.

 

Depois desta medida, Elon Musk veio confirmar que iria manter o serviço gratuito na Ucrânia, mas parece que estas declarações não acalmaram todas as frentes. Ao que parece, a União Europeia receia que a Starlink corte abruptamente os serviços de internet por satélite na Ucrânia, deixando de lado uma plataforma consideravelmente importante para ajudar nas comunicações do pais.

 

Josep Borrell, diplomada do conselho europeu, levantou a questão durante as reuniões mais recentes dos dirigentes europeus, sobre o impacto que o corte das comunicações da Starlink poderia ter para o lado ucraniano. Apesar de Musk ter confirmado que iria manter-se a pagar o serviço do seu próprio bolso, nada garante que o mesmo venha a manter essa promessa durante muito tempo.

 

Esta dúvida será o que está a perturbar algumas partes da Comissão Europeia. Gabrielius Landsbergis, ministro da Lituânia, afirmou em declarações ao portal Político que o acesso à Internet da Ucrânia é fundamental tanto para cidadãos como para as forças militares, e que o controlo disso não pode ser colocado apenas sobre uma pessoa.

O mesmo afirma que não se deve colocar esse controlo sobre uma pessoa que “pode acordar um dia e ver que não se necessita mais de fazer o que se está a fazer”, colocando a situação na Ucrânia consideravelmente mais difícil.

 

O corte súbito da ligação da Starlink parece ser um tema que está em debate junto de várias frentes políticas na União Europeia. Apesar de as discussões ainda estarem em cima da mesa numa fase bastante inicial, nada descarta a possibilidade de virem a ser aplicadas medidas de ajuda por parte da Europa neste sentido. Existe ainda a possibilidade de estarem a ser estudadas novas formas de ligação alternativas por satélite, que não englobem diretamente a Starlink.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech