1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware

 

A maioria do malware destina-se a causar prejuízos aos utilizadores de sistemas domésticos, mas um recente malware na Ucrânia levou a um “apagão” total de milhares de casas.

 

De acordo com a empresa de segurança ESET, um malware foi capaz de infiltrar-se em três sistemas locais de gestão da rede elétrica regional, tendo levado a um apagão total da rede durante várias horas.

O malware, apelidado de BlackEnergy, é conhecido desde 2007, mas nos últimos anos tem recebido várias modificações para causar mais danos. Este costuma ser utilizado, maioritariamente, para espiar sistemas de forma remota, mas as recentes atualizações levam a crer que pode agora enviar e receber comandos para controlar sistemas de grandes empresas.

 

A confirmar-se a ação, este será o primeiro caso em que um malware consegue causar danos significativos numa rede geral. De sublinhar que, nos últimos anos, tem-se verificado a um aumento de ataques contra centrais de energia e petrolíferas, mas nunca tinham causado interrupções da rede.

 

Até ao momento ainda se desconhece o autor do malware que levou ao apagão na Ucrânia, mas é importante relembrar que o pais encontra-se em guerra civil à vários anos.

 

Via WeLiveSecurity

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech