1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

waffer de chips no mercado

 

De acordo com as mais recentes informações, a TSMC terá decidido adiar a produção oficial de chips em 3 nm, abrindo a possibilidade da Samsung avançar neste campo para ganhar algum terreno.

 

A TSMC tem vindo a ganhar bastante atenção no mercado devido aos seus avanços na produção de chips em 3 nm, tanto que se acredita que este pode ter sido um dos motivos pelos quais a AMD decidiu apostar mais na empresa invés de ir para o lado da Samsung.

No entanto, de acordo com o portal Seeking Alpha, a empresa ainda não terá começado a produção em massa de chips neste formato, o que pode atrasar alguns lançamentos. No entanto, ainda se espera que os primeiros chips em 3 nm da TSMC venham a surgir este ano.

 

Oficialmente, a TSMC apenas tinha indicado que iria começar a produção de chips em 3 nm na segunda metade deste ano, sendo que os rumores davam conta que tal poderia acontecer em Setembro. No entanto, isso não aconteceu, levando a empresa a adiar alguns dos planos que tinha inicialmente previsto, obrigando a passar a produção mais para o final do ano.

 

Apesar deste atraso, ainda se espera que os chips venham a ser produzidos este ano como estava nos planos da TSMC, mas ao mesmo tempo o atraso abre portas para as rivais, nomeadamente a Samsung, aproveitar a medida para começar a sua produção em massa.

 

No entanto, ainda existem algumas questões que podem levantar face ao próprio mercado. Algumas fontes apontam que a procura por chips de 3nm não se encontra bastante elevada, e como tal, não seria rentável para a empresa iniciar a produção em massa dos mesmos.

A maioria da produção de chips em 3 nm prevista para o mercado será apenas para a Apple, que espera lançar a tecnologia sobre o M3 e os futuros A17. Com isto em mente, pelo menos nesta fase inicial, a Apple pode ser a única empresa que realmente tem nos planos usar a TSMC para a produção de chips em larga escala de 3nm.

 

De relembrar que a TSMC, recentemente, ultrapassou a Samsung na produção de chips a nível mundial. Além disso, a Samsung também já tinha confirmado que pretende lançar em 2025 os primeiros chips de 2 nm, algo que a TSMC também confirmou que possui intenções de realizar, mas ainda sem ter deixado um calendário concreto para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech