1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Dados de identificação facial com câmara na parede

 

As autoridades de França de proteção de dados (CNIL) confirmaram ter aplicado uma coima à Clearview AI de 20 milhões de euros, por recolha ilegal de dados e informação biométrica de milhares de utilizadores franceses.

 

Este valor corresponde ao máximo que pode ser aplicado à empresa tendo como base a legislação do RGPD. De notar que a empresa também terá recebido estas multas pelas autoridades de proteção de dados em Itália e na Grécia, em Março e Julho deste ano, pelos mesmos motivos.

A CNIL terá ordenado a empresa norte-americana a parar com toda a recolha de dados de reconhecimento facial e a eliminar todos os dados que foram recolhidos no período de dois meses. Caso a empresa não realize esta tarefa no período de dois meses, terá de enfrentar uma nova coima de 100.000 dólares por dia.

 

De relembrar que a Clearview AI usava métodos controversos de recolha de dados pela Internet, analisando perfis das redes sociais e sites distribuídos pela internet para associar a identidade dos utilizadores, recolhendo a informação dos mesmos.

Usando este método, a empresa terá recolhido mais de 20 mil milhões de imagens associadas com utilizadores em todo o mundo, que estariam a ser usados para alimentar a base de dados da empresa. Estes dados eram depois vendidos a terceiros para alimentar sistemas de reconhecimento facial, incluindo forças da autoridade.

 

Apesar de os dados não serem diretamente usados pela Clearview AI, esta encontrava-se a vender os mesmos para terceiros e a recolher os mesmos inicialmente sem o conhecimento dos próprios utilizadores. Milhões de utilizadores podem ter ficado registados nestas bases de dados sem terem conhecimento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech