1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google chrome com codec HEVC

 

Está a fazer pouco mais de quatro semanas que foi lançada a última atualização do Google Chrome, portanto está na altura de mais uma novidade para a aplicação. A nova versão do Chrome 107 encontra-se prevista de chegar hoje aos utilizadores, e vai contar com algumas novidades interessantes.

 

Esta nova versão do Chrome chega finalmente com o suporte ao codec High Efficiency Video Coding (HEVC). Este codec HEVC também é conhecido como H.265, sendo um novo formato de compressão de vídeo que garante menos dados usados no streaming de conteúdos, mas mantendo mais qualidade nos ficheiros finais.

 

Este codec tem vindo a ser adotado como o "futuro", estando atualmente suportado no Safari da Apple, e agora no Chrome. No entanto, apesar da sua utilidade, a Mozilla é uma das entidade que ainda se demonstra contra o mesmo – e como tal o Firefox vai deixar de lado esse suporte, pelo menos por agora.

 

A Mozilla considera que este codec é desnecessário para o mercado, numa discussão que vem quase desde 2016. Invés disso, a empresa parece estar a focar-se mais para o codec AV1, algo que a comunidade e os programadores tem vindo a criticar – a maioria dos dispositivos atualmente existentes no mercado contam com suporte para este codec, e o que a comunidade pretenderia do Firefox não era que esta aplica-se o licenciamento do codec (como acontece para fabricantes poderem usar o mesmo), mas sim permitir que o Firefox suporte o mesmo noutros dispositivos – basicamente "passando" a funcionalidade para o hardware.

 

Apesar disso, e da discussão que ainda se encontra ativa sobre o tema, a Google parece decidida em implementar esta novidade junto dos utilizadores, pelo que a nova versão do Chrome vai chegar com suporte ao codec.

 

A nova versão do Chrome chega ainda com as tradicionais melhorias e algumas novas funcionalidades focadas para programadores. Os utilizadores podem esperar a atualização durante o dia de hoje – esta deve ser automaticamente instalada na maioria dos sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech