Faz algum tempo que têm vindo a surgir informações sobre a possibilidade de o Twitter estar, lentamente, a perder a sua base de utilizadores. E ao que parece, tendo em conta um recente estudo que foi feito sobre a plataforma, parece que isso pode ser mesmo o caso.
De acordo com a Reuters, revelando um estudo feito pelo Twitter sobre a análise dos seus utilizadores, a plataforma parece ter chegado à conclusão que encontra-se efetivamente a perder uma vasta maioria dos seus utilizadores.
O estudo indica que os "heavy users", que são considerados todos os utilizadores que iniciam a sessão nas suas contas entre 6-7 dias seguidos na semana e enviam tweets pelo menos 3 vezes por semana, estão a cair. Estes utilizadores representam apenas 10% de todos os utilizadores da plataforma, mas criam mais de 90% de todos os tweets da rede.
É também nestas categorias de utilizadores que a plataforma se encontra a perder mais utilizadores. Existem cada vez menos contas que ativamente usam Twitter para partilharem os seus conteúdos, tendência que tem vindo a ser de queda desde o início da pandemia. E a plataforma não consegue explicar exatamente para onde os mesmos foram, embora o TikTok e Instagram possa ser um exemplo de tal.
Obviamente, esta saída de utilizadores também tem consequências para a plataforma. Com menos utilizadores ativos, existem também menos anunciantes interessados em poderem colocar a sua publicidade na plataforma – e consequentemente, menos receitas para esta.
Uma tendência que parece ter vindo a ser cada vez mais popular dentro da rede passa por conversas sobre criptomoedas e pornografia. Estes dois temas em particular estão a surgir cada vez mais entre as preferências dos considerados "heavy users" e a ocupar uma grande parte das mensagens enviadas para a rede.
Tendo em conta que o Twitter é uma das poucas redes sociais que permite a publicação de conteúdos para adultos, existem cada vez mais contas que olham para essa permissão como forma de partilharem conteúdos da mesma – conteúdos para adulto correspondem a 13% dos conteúdos no Twitter.
Obviamente, isso pode trazer consequências graves para a plataforma no futuro, já que os temas debatidos sobre a mesma iriam ser focados apenas em dois temas em particular, e que podem não atrair nem utilizadores nem anunciantes.
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