1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Deepfake com fundo de sangue

 

Ao longo dos últimos meses temos vindo a encontrar alguns conteúdos de deepfakes que acabam por ter uma grande notoriedade, sobretudo porque são cada vez mais difíceis de identificar como sendo verdadeiros ou não.

 

Se de um lado existe quem esteja a trabalhar para criar novos sistemas de deepfake realistas, com utilizações que até podem ser benéficas para todos, do outro lado existe quem também esteja a tentar combater a desinformação, criando sistemas capazes de identificar este género de conteúdos.

 

A Intel é um das empresas que se encontra a desenvolver este género de sistemas, e recentemente esta afirma ter realizado um grande avanço na área. Apelidado de FakeCatcher, este novo sistema da Intel, e em desenvolvimento pela Intel Labs, é capaz de identificar os conteúdos deepfake de uma forma bastante eficaz: através da verificação do fluxo sanguíneo.

 

Invés de ir por um processo de analisar frame por frame para identificar falhas, este novo sistema da Intel analisa, invés disso, as veias o rosto dos utilizadores, para identificar quando existem falhas nas mesmas. Isto é feito pela analise das pequenas mudanças de cor que ocorrem com o sangue a fluir pelas veias, e que a tecnologia analisa para confirmar.

 

 

Este sistema usa IA para identificar quando existem variações nas veias que sejam consistentes com o fluxo do sangue dentro das mesmas, e a partir dai é capaz de identificar com precisão se um conteúdo é falso ou não.

 

A empresa sublinha ainda que este sistema conta com uma taxa de eficácia na casa dos 98%, sendo capaz de identificar os conteúdos falsos em apenas milissegundos. A ser lançada como uma tecnologia final, esta poderá ajudar a combater a desinformação pela internet.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech