1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Deepfakes

 

A poucas semanas de se iniciarem as presidenciais nos EUA, a Microsoft revelou uma nova ferramenta que pretende ajudar a evitar a propagação de deep fakes, através da utilização de Inteligência artificial para analisar os vídeos que são considerados falsos.

 

Este novo sistema, que a empresa apelida de “Video Authenticator”, analisa diversos conteúdos no vídeo para dar uma classificação sobre se o conteúdo do mesmo é proveniente de deep fake ou não.

A tendência dos vídeos deep fake tem vindo a aumentar consideravelmente, e as ferramentas para criarem estes vídeos são cada vez mais dedicadas e poderosas. Estes vídeos podem contar com várias integrações, mas com o aproximar das eleições nos EUA, um dos maiores problemas pode mesmo ser os vídeos enganadores sobre campanhas políticas.

 

O sistema, de acordo com a Microsoft, é capaz de analisar os vídeos em tempo real. Para tal, o sistema analisa praticamente frame por frame para identificar possíveis artefactos que passariam despercebidos ao olho humano num vídeo deep fake.

 

Grandes empresas de tecnologia estão a desenvolver cada vez mais evoluídos e complexos sistemas de detetar conteúdos deepfakes. Ainda de forma recente o Facebook revelou que iria desenvolver um sistema de deteção de deepfakes interno, que poderia ajudar a classificar os conteúdos enganadores partilhados na rede social – depois de testes intensivos, claro.

 

Espera-se que mais novidades sobre este novo sistema da Microsoft venham a ser revelados em breve, e até mesmo alguns possíveis casos de utilização em larga escala.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech