1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook projeto deepfake

 

Depois de deepfakes de vídeos, imagens e até vozes, agora a Inteligência artificial encontra-se a ser usada também para imitar… escrita.

 

O Facebook revelou um novo projeto que, aproveitando a tecnologia de IA da empresa, é capaz de imitar a escrita de uma pessoa bastando ter apenas uma palavra como base de estudo. Este sistema analisa a escrita do utilizador, e é capaz de converter qualquer outro texto que se pretenda para uma grafia similar.

Apelidado de TextStyleBrush, este novo sistema é capaz de reconhecer por IA o estilo de escrita de cada utilizador, bastante ter uma palavra como estudo. Feito isso, o sistema é capaz de replicar qualquer texto que se pretenda dentro dessa grafia, criando resultados verdadeiramente surpreendentes.

 

Basicamente, podemos considerar esta tecnologia como um “deepfake” para escrita – o que pode ser visto como algo bom ou mau. O sistema não necessita de ficar limitado apenas a um estilo de escrita, é capaz também de reproduzir fontes.

Por exemplo, se possui um texto numa determinada fonte que pretenda aplicar noutro conteúdo, o TextStyleBrush é capaz de recriar a mesma – até se esta fonte for algo digital, e não propriamente uma escrita manual.

 

 

Como em qualquer sistema do género, existe potencial para a tecnologia ser usada para o bem e para o mal. Teoricamente é possível que este sistema seja usado para criar falsos documentos com a grafia similar à de um determinado utilizador. No entanto, também poderá ser aplicada para situações onde se pretenda manter a mesma fonte original – por exemplo, para apps de tradução imediata, que usam realidade aumentada para a tradução, e onde o texto pode manter-se com o mesmo formato depois da tradução ser aplicada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech