1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Solid

 

Tim Berners-Lee é considerado o pai da Internet, mas com o número crescente de casos como o Cambridge Analytica, o mesmo demonstra-se insatisfeito e devastado. Para tentar solucionar este problema, o criador da WWW revelou agora o seu novo projeto “Solid”.

 

Em colaboração com o MIT, este projeto open-source pretende descentralizar o conteúdo da Internet, deixando de dar poder a empresas como o Facebook, Google, Amazon, entre outras. Solid fornece aos programadores uma forma de criarem plataformas sociais que seguem os padrões da W3C, e os quais garantem um elevado controlo dos dados para cada utilizador.

 

Com o Solid, os utilizadores podem criar o que é apelidado como “Data Pods” (pacotes de dados pessoais online), os quais podem depois ser armazenados onde bem se pretenda. Quando uma aplicação necessite de aceder a esta informação pessoal, é necessário realizar a autenticação e fornecer acesso a pacotes específicos com os dados que se pretenda transmitir.

 

Em base, esta plataforma pretende que os utilizadores tenham um maior controlo sobre o que deve ou não ser partilhado com terceiros. Invés de se fornecerem todos os dados diretamente às empresas – como acontece no Facebook e na Google, por exemplo – os utilizadores possuem o controlo de permitir ou não o acesso aos seus pacotes individuais.

 

Tim Berners-Lee acredita que este formato pretende revolucionar a forma como a partilha de dados é realizada, descentralizando a internet e focando-se nos conteúdos, invés de aproveitar as informações dos seus utilizadores. Os programadores poderão, dentro das próximas semanas, começar a criar as suas próprias aplicações sociais.

Mais informações podem ser verificadas no site do projeto, a partir deste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech