A Meta continua a trabalhar para desenvolver novas tecnologias baseadas em Inteligência artificial, e um dos seus mais recentes projetos encontra-se agora a ganhar vida. A empresa revelou recentemente o MusicGen, um sistema de código aberto deep learning, que pode criar conteúdos musicais usando apenas texto.
De acordo com o portal Decoder, esta nova tecnologia é bastante similar ao que existe no ChatGPT, mas para música. Os utilizadores colocam em texto o que pretendem que a IA crie, e esta ajusta o conteúdo final ao que seja pedido. É até possível usar este sistema para criar versões adaptadas de conteúdos musicais que existem na realidade.
Este novo sistema pode ser usado para criar, rapidamente, conteúdos musicais de forma similar ao que existe atualmente para texto e até imagens. Os utilizadores apenas necessitam de descrever o que pretendem que a música exprima, o género da mesma ou outros detalhes, e se necessário, juntar ainda um "sample" de uma música que se pretenda criar de adaptação, e o sistema trata do resto.
De acordo com a Meta, a equipa responsável pelo desenvolvimento deste modelo usou mais de 20.000 horas de música licenciada para treino, incluindo mais de 10.000 de horas de conteúdos de elevada qualidade.
O projeto ainda se encontra em ativo desenvolvimento, portanto é possível que melhorias do mesmo venham a surgir em breve. Curiosamente, a Meta não é a única empresa a apostar neste género de modelos: também a Google lançou o mês passado o MusicLM.
O MusicLM é um sistema similar, que também permite criar músicas usando IA e baseando-se em pequenos textos dos utilizadores. No entanto, o sistema da Meta aparenta produzir resultados mais fiáveis e realistas. Nos testes feitos pelo TugaTech, o sistema cria conteúdos que são mais adaptados ao que o utilizador escreve para a criação - embora o MusicGen demore um pouco mais de tempo em criar esses conteúdos comparativamente à aposta da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!