1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Teclado sobre imagem térmica

 

De forma regular existem meios novos sobre como se pode obter informações sensíveis, como senhas. Os atacantes tentam usar este género de informações para obterem dados das suas potenciais vítimas, e roubarem as suas contas ou poupanças.

 

Existem várias formas sobre como uma senha pode ser roubada, mas recentemente um grupo de investigadores realizou um estudo usando um método algo diferente do convencional. Um grupo de investigadores de segurança na Escócia revelou uma nova tecnologia, apelidada de ThermoSecure, que é capaz de identificar as senhas dos utilizadores usando apenas imagens térmicas.

 

A ideia parece tirada um pouco de filmes, mas possui efeitos práticos no mundo real. Usando uma câmara térmica e um pouco de IA, os investigadores criaram um sistema que é capaz de obter as senhas dos utilizadores, analisando quais as combinações de teclas mais pressionadas – e funciona tanto para computadores como para smartphones e tablets.

 

Como se sabe, cada vez que se pressiona uma tecla ou o ecrã, existe a transferência de calor dos dedos para o material. Isso, embora não visível a olho nu, pode ser capturado com recurso a câmaras térmicas.

O que os investigadores realizaram foi conjugar esse sistema com a IA. Usando as imagens térmicas, é possível saber-se quais as teclas mais recentemente pressionadas, e depois, a parte da IA processa essas teclas e cria automaticamente as combinações de senhas possíveis.

 

No final, usando todos os dados, o sistema é capaz de decifrar qual a senha mais provável de ter sido introduzida. Segundo os investigadores, este sistema é mais eficaz em senhas de curta extensão, entre 12 e 6 carateres. No entanto, o sistema é também capaz de decifrar senhas de 16 carateres com 67% de sucesso.

 

Obviamente, existem vários pontos a ter em consideração para este sistema. Em primeiro lugar, o mesmo exige que se tenha uma visão completa do teclado para registar os dados, e a recolha dos mesmos apenas pode ser feita nos segundos seguintes à introdução da senha.

Além disso, o próprio material do teclado ou até a forma como os utilizadores escrevem pode ter impacto na taxa de sucesso do sistema. Ainda assim, o sistema revelou-se um verdadeiro sucesso para a ideia – independentemente de ser simples ou não de por em prática.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech