1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Uploaded logo

 

A plataforma Uploaded.net é, possivelmente, um dos sites mais antigos de upload de ficheiros para a internet. Durante anos, o site manteve-se em operação, embora sobre uma forte pressão.

 

Isto porque, para além de permitir armazenar ficheiros, o site também era um dos principais meios usados para a distribuição de conteúdo pirateado. A plataforma chegou mesmo a competir com o MegaUpload, e embora tenha durado mais do que este, eventualmente o seu fim chegou.

 

De acordo com os dados mais recentes, a plataforma contava com mais de 100 milhões de utilizadores todos os meses. No entanto, a grande maioria usava o serviço para partilha de conteúdos piratas, sobretudo pela oferta generosa que era feita a nível do serviço gratuito, e pelas funcionalidades.

 

Durante anos a plataforma foi alvo de vários processos judiciais, pelos defensores dos direitos de autor. No entanto, parece que esse peso foi demasiado para a empresa, que agora confirmou que vai encerrar a atividade, e mais ainda, que o serviço vai ficar inacessível a partir de hoje mesmo.

Todos os servidores da empresa serão desativados, o que engloba também a eliminação de todos os conteúdos nos mesmos – os utilizadores nem terão a possibilidade de recuperar os dados.

 

Alguns utilizadores premium da plataforma receberam a notificação que o encerramento iria ser realizado, mas com menos de 48 horas de antecedência. A plataforma subitamente deixou de permitir o registo de novas contas neste período.

Atualmente o site não se encontra a carregar, o que aponta para a possibilidade de todos os dados terem sido eliminados.

 

De relembrar que, desde 2013, a empresa associada com a plataforma, a Cyando AG, tem vindo a enfrentar vários processos judiciais por violações dos direitos de autor. Apesar de o site não permitir este género de conteúdos, ao mesmo tempo a empresa parece ter dificuldade em remover os mesmos por completo – o que leva agora ao encerramento final.

 

Não existe, para já, mais informações sobre o que terá levado a este súbito encerramento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech