O Google Maps é um dos sistemas de mapas mais conhecidos, mas também se encontra associado diretamente com a Google, logo existem algumas questões a ter sobre a privacidade.
O motor de pesquisa Qwant fornecia o Qwant Maps, que era considerado uma alternativa privada baseado no OpenStreetMap. No entanto, de forma algo súbita, a plataforma veio agora confirmar que vai descontinuar este serviço.
Segundo a mensagem publicada na X, depois da compra por parte da Synfonium, o Qwant Maps vai ser totalmente descontinuado. No entanto, o motor de pesquisa vai passar a integrar um modulo de mapa, que vai usar a informação do OpenStreetMap para apresentar detalhes sobre locais concretos.
A plataforma afirma que se encontra focada em melhorar a experiência de pesquisa para os utilizadores, e integrar este sistema diretamente na pesquisa vai ajudar nessa ideia. Apesar dessa indicação, nos testes realizados pelo TugaTech, não conseguimos ainda verificar o módulo indicado em pesquisas de locais.
O Qwant Maps era visto como uma das melhores alternativas ao Google Maps, sobretudo porque teria um grande foco a nível do acesso via desktop, onde as alternativas não são muitas.
No entanto, o OpenStreetMap continua a ser uma das melhores alternativas focadas na privacidade. E como é totalmente aberto, qualquer um pode desenvolver os seus próprios sistemas de mapas baseados no mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!