1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Windows 95 logo do sistema

 

Recentemente o Windows 11 começou a receber uma novidade bastante antecipada pelos seus utilizadores: as abas no Explorador de Ficheiros do sistema. Esta novidade foi bem recebida por muitos utilizadores, sobretudo para quem tende a manter muitas janelas abertas no sistema.

 

No entanto, o que muitos podem não saber é que esta funcionalidade já tinha estado em testes pela Microsoft… com o Windows 95.

De acordo com o utilizador do Twitter @wowstartsnow, a Microsoft terá testado incluir um conjunto de abas sobre o Explorador de Ficheiros na altura em que o Windows 95 ainda se encontrava em construção. A ideia viria a ser descartada, mas algumas versões de teste do Windows 95 que foram sendo recolhidas ao longo dos anos mostram que a empresa testou as abas no Explorador de Ficheiros.

 

Se olharmos para as imagens da altura, é possível ver algumas semelhanças sobre o que existia na altura e o que se encontra agora no Windows 11. O funcionamento seria idêntico, com abas para cada pasta que estivesse aberta, todas conjugadas dentro de apenas uma janela.

 

Windows 95 com abas

 

Não se sabe exatamente o motivo pelo qual a funcionalidade acabou por ser descartada. Uma das possibilidades poderia ser o facto que os sistemas na altura eram relativamente modestos, e implementar um sistema de abas poderia elevar consideravelmente as necessidades a nível de recursos.

 

De relembrar que, nesta altura, os computadores tinham um poder de processamento consideravelmente inferior, ao ponto que a indicação de segundos na barra de tarefas poderia ser um problema para causar micro-lags do sistema. Portanto, não será de estranhar ver a empresa a descartar a ideia… para a recuperar vários anos mais tarde.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech