1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

folha de censos

 

O Instituto Nacional de Estatística foi recentemente acusado de cinco violações do RGPD, tendo sido aplicada uma multa de 4.3 milhões de euros. Estas violações dirão respeito à atividade dos Censos de 2021.

 

De acordo com o comunicado da CNPD, o INE terá tratado de forma incorreta dados pessoais relativos à saúde e religião dos utilizadores, não cumprindo com os deveres de informação aos respondentes do questionário do Censos 2021. Em causa encontra-se também o facto da entidade "não ter fornecido informação clara e completa sobre o caráter facultativo do seu fornecimento pelos cidadãos".

Ou seja, a entidade terá verificado que informações opcionais para os cidadãos presentes nos Censos 2021 não estariam devidamente indicadas como sendo detalhes opcionais.

 

Foi também colocado em causa a seleção do subcontratante de dados, que não estaria em cumprimento das legislações do RGPD. Em causa encontra-se o possível envio de dados para servidores da empresa Cloudflare, que se encontra sediada nos EUA.

 

O INE pode agora apresentar o recurso desta decisão, caso assim o pretenda.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech