A Amazon anunciou publicamente a aquisição da The Book Depository, considerada uma das maiores livrarias virtuais do Reino Unido. Este negocio está a gerar, no entanto, algumas reacções polemicas em torna de uma possível criação de um monopólio da empresa no sector.
Apesar do valor da compra entre as empresas não ter sido revelado, a compra está aguardar a aprovação das autoridades reguladoras do mercado. No Reino Unido, ambas as empresas envolvidas na compra têm uma grande fatia do mercado.
A Book Depository foi fundada em 2004 por Andrew Crawford, um dos responsáveis pelo lançamento da Amazon no Reino Unido.
Segundo o editor de uma revista britânica, Neil Denny, «o sector livreiro vai estar preocupado com a concentração de poder nas mãos da Amazon», que só no Reino Unido tem uma quota do mercado de vendas de livros on-line na ordem dos 70 por cento.
Além disso, numa mensagem enviada no Twitter, o grupo da “The Book Depository” revela que irá «continuar a funcionar independentemente».
A preocupação dos utilizadores será se, com esta compra, a empresa irá manter os seus preços e o envio gratuito das suas compras para mais de uma centena de países por todo o mundo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!