
A Sora, a nova aplicação e rede social da OpenAI para vídeos gerados por Inteligência Artificial (IA), já foi descarregada mais de um milhão de vezes. Segundo Bill Peebles, o responsável pela Sora, a aplicação atingiu esta marca em menos de cinco dias, "ainda mais rápido do que o ChatGPT". Este feito é notável, especialmente porque a app está disponível apenas na América do Norte e requer um convite para ser utilizada.
À semelhança do TikTok, a Sora oferece um feed vertical infinito de vídeos. A grande diferença é que, em vez de serem carregados por utilizadores, os vídeos são gerados por IA. Para criar um vídeo de 10 segundos, basta escrever uma instrução de texto (prompt) para o modelo Sora 2 da OpenAI diretamente na aplicação. Através da funcionalidade Cameo, é até possível criar vídeos de si mesmo e de qualquer outra pessoa que tenha dado consentimento para partilhar a sua imagem no serviço.
Sucesso imediato manchado por controvérsia
As poucas medidas de proteção implementadas pela OpenAI já resultaram numa onda de vídeos problemáticos, incluindo criações com o CEO da empresa, Sam Altman, e conteúdos que violam claramente direitos de autor. O facto de a Sora conseguir criar tão facilmente vídeos de personagens reconhecíveis como o Pikachu, conforme relata o 404 Media, levanta questões sobre os dados com que o modelo da OpenAI foi treinado e, como seria de esperar, já provocou reações negativas da indústria do entretenimento. Outros, como detalha o PetaPixel, usaram a ferramenta para criar deepfakes de figuras públicas.
Em resposta, a empresa atualizou a Sora para dar aos utilizadores mais controlo sobre os vídeos em que a sua imagem pode aparecer. A OpenAI planeia oferecer controlos semelhantes aos detentores de direitos de autor, dando-lhes "a capacidade de especificar como as suas personagens podem ser usadas (incluindo a proibição total)", segundo Altman. Não é claro por que motivo estes controlos não estavam disponíveis desde o lançamento, mas parecem ser mudanças bem-vindas.
Um futuro promissor, mas com desafios
Devido ao sistema de convites da Sora, é difícil determinar se o mais de um milhão de downloads, número avançado por Bill Peebles, se traduz no mesmo número de utilizadores ativos. Não é invulgar alguém descarregar uma aplicação e nunca a usar. Seja como for, a aposta da OpenAI nos vídeos gerados por IA parece ser vencedora, desde que a empresa encontre uma forma de tornar a geração de vídeos para a Sora financeiramente sustentável.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!