
A OpenAI acaba de dar um passo de gigante para o futuro da criação de conteúdo digital. A empresa anunciou que o Sora 2, o seu mais avançado modelo de geração de vídeo e áudio, está agora disponível para programadores através de uma API. Esta novidade expande o acesso à tecnologia, que até agora estava limitada aos consumidores através da aplicação para iOS, do ChatGPT e do site oficial do Sora.
A promessa é ambiciosa: permitir a qualquer programador integrar nos seus projetos a capacidade de criar clipes de vídeo dinâmicos e detalhados, com som incluído, a partir de simples descrições de texto ou imagens. Segundo a OpenAI afirma, o Sora 2 possui uma compreensão profunda do espaço 3D, movimento e continuidade de cena, elevando a fasquia na geração de vídeo por inteligência artificial.
Dois modelos para todas as carteiras e necessidades
Para responder a uma variedade de projetos, a OpenAI disponibiliza duas versões do modelo Sora 2. A primeira, designada sora-2, é a opção mais acessível e rápida, ideal para quem precisa de iterar rapidamente, criar conceitos ou produzir conteúdo para redes sociais.
Para os projetos mais exigentes, existe o sora-2-pro. Este modelo demora mais tempo a renderizar os vídeos, mas o resultado final tem qualidade de produção profissional, sendo adequado para a criação de cenas cinematográficas e materiais de marketing de alto impacto.
Como funciona para os programadores?
A nova API do Sora 2 oferece cinco pontos de acesso principais que permitem aos programadores gerir todo o processo de criação de vídeo. É possível iniciar um novo trabalho de renderização a partir de um comando de texto, verificar o estado do processo, descarregar o ficheiro MP4 finalizado, listar todos os vídeos criados e, claro, apagar os que já não são necessários do armazenamento da OpenAI.
Esta flexibilidade abre um leque de possibilidades para a integração da geração de vídeo em diferentes tipos de software e serviços.
Limitações, resoluções e preços
Atualmente, ambos os modelos suportam a criação de vídeos com orientação horizontal ou vertical, com uma duração máxima de 12 segundos. O modelo sora-2 gera vídeos com uma resolução até 1280x720, enquanto o sora-2-pro pode atingir 1792x1024. A OpenAI nota que, para já, a API não suporta a utilização de um vídeo como base para criar outro, nem a funcionalidade "cameo" para usar imagens de pessoas reais.
Quanto a preços, os valores são calculados por segundo de vídeo gerado. O modelo sora-2 custa 0,10 dólares por segundo (cerca de 9 cêntimos de euro). Já o sora-2-pro tem um custo de 0,30 dólares por segundo (aproximadamente 28 cêntimos) para vídeos a 720p, e 0,50 dólares por segundo (cerca de 47 cêntimos) para conteúdo com resolução de 1024p.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!