1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Internet sobre fogo

 

A Internet tem vindo a evoluir de forma considerável ao longo dos anos, tanto que é um meio praticamente indispensável nos dias de hoje para muitas atividades. No entanto, existe quem aponte que o "tempo alto" da rede mundial está a chegar ao fim.

 

De acordo com o professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Amesterdão, Geert Lovink, a Internet encontra-se atualmente numa tendência de destruição, sendo que no futuro poderemos mesmo vir a ter uma extinção da rede como a conhecemos.

 

Lovink ficou conhecido por ter criado a ideia do que seria o futuro da Internet, através de um projeto conhecido como "The Digital City". Este projeto pretendia criar uma versão sucessora da internet tal como a conhecemos, onde os conteúdos iriam encontrar-se de forma descentralizada e em controlo dos próprios utilizadores. No entanto, a ideia que o professor será que este não é o futuro.

 

Segundo Lovink, a Internet encontra-se cada vez mais nas mãos das Big Tech, as quais não se importam diretamente com os direitos dos utilizadores na mesma, ou até com a sociedade. Os interesses destas entidades será com foco no dinheiro e receitas.

Num livro apelidado de "Extinção da Internet", Lovink aponta um estudo com mais de 30 anos da maior rede mundial, e sobre como esta se encontra cada vez mais em tendência de desaparecer.

 

Para Lovink, a Internet encontra-se atualmente destruída sobre a ideia que os seus criadores tinham para a mesma. As alterações que foram realizadas ao longo dos anos, e de cada vez mais controlo de grandes entidades, está a causar com que a Internet como a conhecemos desapareça, na ideia do especialista.

No entanto, Lovink afirma que ainda existe tempo para tentar reverter alguns desses problemas, embora não seja algo que se antecipe que venha a acontecer. O mesmo aponta que a Internet está cada vez mais no controlo das Big Tech, e que eventualmente será impossível de alterar essa tendência.

 

O mesmo afirma ainda que, cada vez mais, os utilizadores estão a necessitar de pagar para ter acesso aos conteúdos da Internet – não apenas a nível monetário, mas também da influência da Internet a nível do psicológico ou até dos dados que são fornecidos. Os utilizadores estão cada vez mais no controlo das grandes empresas, quer queiram ou não.

Ao mesmo tempo, existem também indícios que apontam para o facto de existirem cada vez menos indivíduos interessados em partilharem as suas opiniões online, com receio sobre o que poderá ocorrer sobre tal ou como as suas informações podem ser usadas.

Para Lovink, este acredita que as pessoas vão começar a distanciar-se cada vez mais da Internet e da tecnologia tal como a conhecemos, o que vai começar também a ditar o fim da Internet atual.

 

Obviamente, esta será apenas a ideia de um professor e das suas investigações. Mas, em simultâneo, levanta também a questão sobre o quanto a internet está a mudar, e não existe como negar que existe cada vez mais controlo por parte das grandes entidades na mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech