O governo da China pode estar bem próximo de lançar a sua própria moeda virtual no mercado, a qual estaria em desenvolvimento nos últimos cinco anos. Esta revelação foi feita pelo Banco Central do pais, durante o evento do China Finance 40 Group.
De acordo com os executivos do mesmo, a moeda virtual já se encontra na sua fase final de desenvolvimento, e brevemente vão começar a circular as primeiras unidades junto dos consumidores. Apesar de ainda não ter sido confirmado oficialmente uma data para este inicio dos testes, esta é a informação mais relevante fornecida pelo governo da China desde que o projeto foi inicialmente desenvolvido, em meados de 2014.
Ao contrário das criptomoedas tradicionais, a moeda virtual da China pretende utilizar um formato de blockchain similar, mas que fornece mais controlo junto das autoridades. Ou seja, ao contrário do que acontece com moedas como o Bitcoin, onde os pagamentos são muitas vezes impossíveis de rastrear até à origem, a moeda virtual da China iria ser controlada fortemente pelo governo local, que teria a capacidade de identificar todos os pagamentos realizados pela mesma.
Uma das vantagens desta moeda virtual seria tentar economizar na movimentação de dinheiro real junto dos consumidores. Atualmente a China é um dos países onde se realizam mais transações virtuais e pagamentos digitais, pelo que integrar uma moeda virtual oficialmente poderia vir a ajudar nestes pagamentos em diversos locais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!