A nova rede social da Google, a Google plus, chegou para fazer frente a um mercado bastante activo nos últimos tempos. A rede pretende criar uma competição directa com o Facebook, tanto que o seu design é bastante simples e intuitivo, lembrando mesmo o Facebook.
O TugaTech deixa assim uma análise a esta nova rede social, com uma pergunta de base: Consegue superar o Facebook?
Começando, eis o video promocional da Google para a sua nova rede social:
Stream - O inicio
A pagina inicial da rede é a Stream, que se comporta de forma similar ao mural do Facebook. Nesta pagina o utilizador pode aceder as actualizações dos amigos e poderá partilhar comentários, fotos, vídeos, links e a localização exacta do utilizador.
Alem disso existe também o "+1", que funciona de forma similar ao "Like" do Facebook.
Mas, apesar das semelhanças com o Facebook, nem tudo é cópia do mesmo. E uma prova disso mesmo é os Círculos.
Circles - Os círculos de amigos
Muitos utilizadores adicionam amigos no Facebook mas, por vezes, não os dividem em "amigos" ou apenas "conhecidos". Para facilitar essa tarefa, o Google+ dispõe de diversos círculos (e pode criar mais, se necessitar) para cada grupo de utilizadores.
poderá assim agrupar os familiares num circulo, enquanto os seus amigos noutro.
Pode também enviar uma mensagem geral para um circulo, evitando seleccionar cada utilizador ou uma lista separadamente.
Sparks - Os seus intresses
O Sparks permite que aceda as noticias e informações mais relevantes na rede baseado nos seus interesses. poderá assim ter um rápido acesso aos seus tópicos preferidos e ainda os pode partilhar/discutir os mesmos com outros utilizadores da rede.
Hangouts - Cara-a-Cara
Escrever e partilhar fotos numa rede social pode ser divertido e útil, mas nada se compara a uma conversa em "tempo-real". um chat pode dar conta do recado, mas se pudéssemos ver a cara da outra pessoa, seria muito melhor, não era? A Google pensou nisso mesmo quando criou o Hangout, um serviço de video-chamada embutido no Google+, que permite ver e falar, em tempo real, com os nossos conhecidos, amigos e familiares.
Pode ainda ser criado um Hangout publico, para agrupar um grupo de utilizadores numa discussão publica, em video.
para puder utilizar a funcionalidade, necessita de ter instalado no seu computador o Google Voice e o plungin para o browser.
Instant Uploads - Partilha directa
Enviar fotografias dos telemóveis para uma rede social é, por vezes, algo complicado. No entanto, com o Instant Uploads, pode partilhar facilmente e rapidamente qualquer fotografia na rede. basta um clique e enviar a fotografia para o seu perfil no Google+.
Obviamente o utilizador pode controlar quais as fotografias que pretende que sejam enviadas.
Huddle - O chat em grupo
Por vezes pretendemos falar apenas com um determinado grupo e, com o Huddle, poderá enviar uma mensagem a um circulo especifico e obter as resposta em tempo real.
trata-se de uma espécie de chat colectivo dos círculos que pretender.
Alem disso, pode enviar estas mensagens e aceder a rede no geral a partir do seu telefone.
Google+ no seu telefone
Os smartphones fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas e, sem duvida que são uma aposta para quem acede regularmente a redes sociais.
E por isso mesmo pdoe aceder ao Google+ utilizando o seu telefone e a aplicação da rede. por enquanto apenas esta disponível para Android, em https://market.android.com/details?id=com.google.android.apps.plus , mas brevemente será também lançada a versão no App Store da Apple.
Finalizada a análise, fica a pergunta que colocamos no inicio: será que consegue ultrapassar o Facebook?
A rede é bastante similar ao Facebook, o que poderá ser uma mais valia para os utilizadores. uma interface simples, rápida e com todas as ferramentas essenciais a apenas um clique.
Por enquanto, como ainda só é possível aceder por convites, o grupo de utilizadores com quem comunicar é um pouco restrito, mas com o tempo poderá crescer e superar facilmente o Facebook.
Fique atento a https://plus.google.com/ para ser o primeiro a registar uma conta (se ainda não tiver).
Ate breve!