Desde que a OpenAI revelou o seu ChatGPT, este tem vindo a ser o foco sobre o que pode ser considerado o futuro da comunicação. No entanto, parece que a Google não pretende ficar de lado, tanto que se encontra agora a preparar para revelar algumas das suas novidades no mercado.
A empresa, a partir da sua subsidiária DeepMind, deve brevemente vir a lançar uma nova versão rival do ChatGPT, que vai ser criado diretamente usando as tecnologias que a DeepMind possui ao seu dispor. O novo sistema deverá ser apelidado de "Sparrow", e de acordo com o CEO da DeepMind, Demis Hassabis, este deve chegar ao mercado em formato de Beta Privado ainda em 2023.
De acordo com Hassabis, a Google terá adiado o lançamento do seu sistema em comparação com o ChatGPT, visto que a empresa pretende garantir que o mesmo se encontra dentro dos propósitos a que se destinam, e que o mercado se encontra preparado para a tecnologia.
Em comparação, os sistemas como o ChatGPT têm vindo a ser também alvo de algumas críticas, e será este ponto que a Google pretende evitar com o seu sistema.
Ao mesmo tempo, o Sparrow deve ter um funcionamento ligeiramente diferente do ChatGPT. Isto porque a ferramenta da OpenAI, apesar de ter um modelo de aprendizagem por detrás da mesma, não possui conhecimento exato do que se encontra a referir, indo apenas pelo conhecimento que obteve das suas fontes de informação. Ou seja, a ferramenta não consegue validar se aquilo que está a dizer é um facto ou não.
Por sua vez, a aposta da Google pretende ir de encontro com o que é factual, com a empresa a trabalhar para que a mesma seja capaz de fornecer contexto para os conteúdos que são apresentados, e até fontes de onde a informação foi obtida. Também foram aplicados cenários para impedir que a ferramenta fosse usada para situações de abuso.
Estas alterações podem ser um avanço considerável para este género de tecnologias, e faz sentido que a Google tenha decidido adiar o lançamento da ferramenta para garantir que os mesmos funcionam como esperado. Ao mesmo tempo, o fornecimento de fontes para os conteúdos que são ditos pela mesma pode também ajudar a fornecer dados verificáveis.
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