1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Excel logo do programa

 

A Microsoft vai aplicar uma nova medida de segurança para o seu software, focada em garantir mais segurança para os utilizadores no uso da suíte de produtividade da empresa.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, a Microsoft vai começar a bloquear o carregamento de addons do Excel via XLL a partir de Março, numa tentativa de bloquear ataques que são realizados a partir desta fonte.

 

Nos últimos meses verificou-se um crescente aumento no número de ataques usando complementos do Excel, que exploram falhas dos mesmos para infetar os sistemas e levar ao roubo de dados, ou à instalação de malware nos sistemas.

Os dados da empresa HP Wolf Security Threat Insights, publicados o ano passado, indicam que ocorreu um aumento de quase seis vezes no número de ataques que usam complementos do Excel XLL para infetar os sistemas, e a tendência será de aumentar para o futuro.

 

Para se precaver, a Microsoft parece ter decidido optar por bloquear este género de addons de se instalarem no sistema, medida que também bloqueia um dos pontos de falha que poderia levar a ataques.

 

Os ficheiros XLL são basicamente pequenos ficheiros usados para criar complementos para o Excel, e muitos utilizadores podem acabar por confundir os mesmos como ficheiros do Excel tradicionais, visto que usam ícones similares e podem ser rapidamente instalados em sistemas que também tenham o Excel instalado.

 

Para os utilizadores, a melhor medida continua a ser ter atenção aos locais de onde são descarregados conteúdos, evitando usar arquivos desconhecidos que tenham sido obtidos de fontes pouco confiáveis, como é o caso de anexos em mensagens de email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech