1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Motherboard sobre computador ligado com LEDs

 

Durante a pandemia, o mercado das placas gráficas foi um dos mais afetados a nível das vendas, com preços consideravelmente elevados para quem pretendesse comprar as mesmas, e a oferta bastante limitada.

 

No entanto, agora os prejuízos começam a afetar outro setor de componentes para computadores. As quatro maiores fabricantes de motherboards no mercado – Asus, Gigabyte, MSI e ASRock – todas registaram durante o ano passado quedas consideráveis a nível das vendas.

 

Em conjunto, as empresas venderam menos 10 milhões de unidades de placas mãe do que as estimativas, e existem ainda preocupações sobre os próximos tempos. Segundo o portal Digitimes, algumas das marcas tiveram mesmo quebras praticamente do dobro das unidades vendidas no mercado em comparação com 2021.

 

Como exemplo, a ASRock vendeu em todo o 2022 cerca de 2.7 milhões de motherboards, o que representa uma queda de 55% face ao ano anterior. A MSI vai pelo mesmo caminho, com quedas de 42% nas vendas, num total de 5.5 milhões de unidades vendidas.

 

Já a Asus registou 13.6 milhões de motherboards vendidas em 2022, que apesar de ter sido superior ao das restantes marcas, ainda representa uma queda de 25% face às vendas registadas em 2021. Por fim, a Gigabyte atingiu 9.5 milhões de motherboards vendidas, o que representa uma queda de 14%.

 

No geral, todas as empresas registaram quedas nas vendas em comparação com o ano anterior, o que não será um bom final de ano para as mesmas. Em parte, estas quedas também podem ser associadas com o "boom" que se sentiu nas vendas de componentes de PCs durante os anos de 2020 e 2021, e que agora se encontra a retomar a valores regulares.

 

No entanto, isto acaba por causar prejuízos nos dados financeiros das empresas, ainda mais tendo em conta que a maioria possui agora unidades de motherboards em stock por escoar para as vendas.

Ao mesmo tempo, as previsões ainda apontam que se espera períodos complicados daqui em diante, sendo que as vendas devem continuar baixas durante os próximos meses. Com isto, o mercado pode continuar a sentir as quedas consideráveis pelo menos até ao final deste ano.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech