Apesar de o Windows ainda ser um dos sistemas operativos dominantes no mercado, a venda de novos computadores portáteis com o sistema da Microsoft tem vindo a cair consideravelmente, de acordo com os dados mais recentes revelados.
Atualmente o Windows possui uma quota no mercado de quase 80%, no entanto, de acordo com os dados da empresa TrendForce, a venda de portáteis com o sistema pré-instalado caiu ao longo de 2020 – em parte devido ao impacto da pandemia e a uma mudança nas intenções dos consumidores.
Estima-se que o mercado dos portáteis tenha crescido 22.5% durante o ano, com mais de 200 milhões de unidades vendidas. No entanto, uma grande percentagem destes sistemas seriam Chromebooks e não portáteis propriamente com o Windows. No total, estima-se que 15% das vendas no mercado tenham sido de Chromebooks.
Ainda assim, a Microsoft está longe de parecer preocupada com esta ligeira queda nas vendas de novos sistemas com Windows. O Windows 10 continua a ser um dos principais sistemas operativos no mercado, e isso não deverá mudar tão cedo. O ChromeOS, em contrapartida, possui uma quota no mercado de aproximadamente 15 a 20%.
De notar que as vendas de portáteis de média e alta gama, bem como dos destinados a empresas, ainda devem permanecer com vendas elevadas durante este ano, conforme as previsões também apontam.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!