1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Linux sobre raios coloridos

 

Em março de 2022, a AMD confirmou a existência de problemas com o fTPM em vários dos seus processadores Ryzen, que poderia afetar o desempenho do Windows 11 e 10. Apesar de estes problemas terem sido identificados inicialmente apenas no Windows, parece que agora afetam um leque mais alargado de sistemas.

 

Segundo os mais recentes relatos, parece que as recentes versões do Kernel de Linux também começaram a ser afetadas por bugs sobre o fTPM, nomeadamente depois de ter sido fornecida a nova versão do Linux 6.1.

Ao que parece, quando o kernel possui ativos os módulos de criação aleatória de números – essencial para várias tarefas de encriptação – o desempenho do mesmo é consideravelmente prejudicado em sistemas com chips da AMD Ryzen.

 

Mario Limonciello, da equipa técnica da AMD, deixou como recomendação para os utilizadores afetados desativarem o modulo hwrng, o que deverá evitar os problemas. Ainda assim, a falha pode causar alguns problemas de desempenho final para o sistema.

 

A falha foi entretanto corrigida nas versões mais recentes do fTPM, que deve ser fornecido em atualizações de BIOS para as placas mãe suportadas. No entanto, ainda dependerá dos fabricantes fornecerem estas atualizações, e isso pode demorar bastante tempo a acontecer.

 

Caso utilize um sistema baseado em Linux no seu computador com processadores da AMD Ryzen, talvez seja boa ideia verificar se existem atualizações para a BIOS da motherboard.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech