As burlas digitais são um tipo de crime que consiste em enganar as pessoas através de meios eletrónicos, como e-mail, redes sociais, mensagens ou chamadas telefónicas, para obter vantagens financeiras ou pessoais. As burlas digitais podem envolver falsas ofertas de emprego, produtos ou serviços, pedidos de ajuda humanitária, extorsão, roubo de identidade ou acesso indevido a contas bancárias, ou cartões de crédito.
Nos últimos anos, as burlas digitais têm aumentado em Portugal, tanto em número como em sofisticação. Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2020, as burlas informáticas e nas comunicações registaram um aumento de 79% em relação a 2019, passando de 15.090 para 27.005 casos. O valor médio das burlas foi de 1.038 euros por caso.
As principais causas deste aumento são o crescimento do uso da internet e dos dispositivos móveis pela população portuguesa, especialmente durante a pandemia da covid-19; a falta de conhecimento ou precaução dos utilizadores sobre os riscos e as medidas de segurança online; e a adaptação dos criminosos às novas tecnologias e tendências sociais.
Para se proteger das burlas digitais, é importante seguir algumas recomendações básicas:
- Não abrir ou responder a e-mails ou mensagens suspeitas ou não solicitadas;
- Não fornecer dados pessoais ou financeiros por telefone ou online sem verificar a identidade e a credibilidade do interlocutor;
- Não clicar em links ou descarregar ficheiros anexados sem confirmar a sua origem e o seu conteúdo;
- Não efetuar pagamentos antecipados por produtos ou serviços que não sejam de confiança ou que não tenham garantias;
- Verificar regularmente os extratos bancários e alertar o banco em caso de movimentos estranhos;
- Usar senhas fortes e diferentes para cada conta online e alterá-las periodicamente;
- Instalar um antivírus atualizado no computador e no telemóvel e evitar usar redes wi-fi públicas ou desprotegidas.
Em caso de ser vítima de uma burla digital, é importante denunciar o facto às autoridades competentes (PSP, GNR, PJ) e apresentar uma queixa no portal da Procuradoria-Geral da República (https://queixaselectronicas.mpublico.pt/). Também é possível obter apoio jurídico gratuito através da Linha Internet Segura (800 219 090) ou do Centro Internet Segura (https://www.internetsegura.pt/).
As burlas digitais são um problema sério que afeta milhares de pessoas em Portugal todos os anos. É essencial estar informado e alerta para evitar cair nas armadilhas dos criminosos online.
Nota editorial: este artigo foi inteiramente produzido usando a Inteligência Artificial do Bing. O artigo foi revisto para garantir que os dados se encontram corretos e atualizados, sendo que pretende ser uma experiência do TugaTech sobre a nova tecnologia de IA da Microsoft.
O conteúdo publicado pelo TugaTech irá sempre continuar a ser produzido por humanos, e qualquer experiência com IA será marcada como tal.
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